Publicações

Compliance No Direito Administrativo | Volume 1

Compliance No Direito Administrativo | Volume 1

 Em que pese ter implicações em diversos ramos dogmáticos, é no Direito administrativo que o tema ganha especial importância. O assunto se difundiu no Brasil a partir da Lei Anticorrupção (Lei Federal n. 12.846/13), sendo até então praticamente inexplorado pela doutrina e jurisprudência pátrias.  Trata de temas como Lavagem de dinheiro; Terrorismo; Corrupção, Adoção de programas de compliance pela Administração direta e indireta, Compliance tributário como política pública, Seu impacto na dosimetria das sanções aplicáveis por atos de corrupção etc, temas esses aborados nesta obra de Direito Administrativo
Destaque:
Com a edição da Lei n° 12.846/2013, chamada Lei Anticorrupção Empresarial, uma mudança significativa ocorreu no contexto das transações comerciais entre empresas e poder público. A partir dela, não mais a pessoa física, mas também a jurídica passa a responder por suas ações, visto que a Lei determina a responsabilização objetiva, administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos à Administração Pública, com previsão de sanções administrativas de enorme impacto financeiro e na reputação das empresas envolvidas. Além de QR Code com vídeo do coordenador e visual law explicativo da aplicação do Compliance nas áreas.

Esse cipoal legislativo revelou questões altamente intrincadas, ensejando a necessidade de um cuidado especial na interpretação sistemática das normas postas, de modo a revelar seu alcance e sentido mais precisos. A obra que ora se apresenta ao mercado jurídico ostenta esse compromisso, de oferecer maior clareza nas imbrincadas questões teóricas e práticas que decorrem de sua aplicação, constituindo-se em fonte de consulta acurada e imprescindível acerca da temática.

A Editora Fórum, com enorme entusiasmo e dedicação, diante de seu compromisso de oferecer ao público especializado conteúdo de excelência, empenhou-se em tornar a presente obra realidade, cumprindo com seu propósito de oferecer soluções aos profissionais da área, como instrumento indispensável na concretização da justiça.

O desafio proposto pelos coordenadores, e devidamente aquiescido pelos proeminentes juristas que compõem a obra, foi alcançado de forma irreparável, permitindo que o leitor tenha, à sua disposição, artigos primorosos. É certo que os estudos aqui reunidos, fruto de reflexões ponderadas e aprofundadas, auxiliarão decisivamente na resolução dos obstáculos teóricos e empíricos que se apresentam no cotidiano profissional.

 
 
 
 

Edição Português | Coordenação: Augusto Dal Pozzo e Ricardo Marcondes Martins | Editora Contracorrente | 2018.

São Paulo 

contato@ibedac.org.br